quarta-feira, 11 de julho de 2007

7 Maravilhas do Minho

Olá. O meu nome é Paulo e foi com muito orgulho que aceitei o convite do Pedro para fazer parte deste projecto. Acho que o BlogMinho pode vir um dia a ser uma voz forte da nossa bela região.

Eu vivi sempre em Braga mas hoje moro numa pequena aldeia de Ponte de Lima chamada Refoios do Lima onde sou viticultor ( tenho vinhas mas não tenho vinho, entrego as uvas na cooperativa e por isso estou praticamente falido), tenho 39 anos, dois filhos e um blogue completamente idiota onde chamo nomes a toda a gente e disparo em todas as direcções.

Bem, depois desta breve apresentação e como é o meu 1º post e não me apetece começar já a criticar ninguém, proponho que já que isto é um blogue do Minho com o intuito de melhorar e promover a nossa terra que aproveitando a onda do momento elejamos também nós as 7 maravilhas da nossa terra.

Numa terra tão rica em património como a nossa, de certeza que há imensos monumentos com história e beleza para poderem pertencer ao lote dos pré seleccionados para as maravilhas.


Os meus 21 monumentos eleitos são:

- Torre de menagem e centro histórico de Melgaço
- Santuário da Senhora da Peneda
- Palácio da Brejoeira - Monção
- Cidade medieval de Valença
- Miradouro do veado - Cerveira
- Ilha dos amores - Cerveira
- Santa Luzia - Viana do Castelo
- Moinhos de São Félix - Póvoa de Varzim
- Ponte românica e centro histórico de Ponte de lima
- Paço da Glória - Arcos de Valdevez
- Serra do corno de Bico - Paredes de Coura
- Monte do Bom Jesus - Braga
- Sé de Braga
- Santuário do Sameiro
- Paço dos Duques - Guimarães
- Centro histórico de Guimarães
- Castelo de Guimarães
- Citânia de Briteiros
- Castelo da Póvoa de Lanhoso
- Castelo de Arnóia - Celorico de Basto
- Mosteiro de São Miguel - Cabeceiras de Basto
- Ilha do Ermal - Vieira do Minho

De certeza que há monumentos que merecem estar nesta lista mas que de momento não me ocorrem por isso espero que vocês contribuam com mais uns quantos para depois seleccionarmos os 21 melhores e podermos eleger as 7 maravilhas da nossa terra.

Um abraço e boa semana para todos.

12 comentários:

Márcio disse...

Praça de Touros da Póvoa de Varzim, é claro!!!

Tem que estar incluída pela menos nas 21 maravilhas do Minho!

Vítor Pimenta disse...

Completamente... Praça de touros e algum cadafalso..

Anónimo disse...

Excelente blog e magnifica iniciativa!
O meu voto

Palácio da Brejoeira - Monção

Cidade medieval de Valença


Ilha dos amores - Cerveira


Ponte románica e centro histórico de Ponte de lima


Monte do Bom Jesus - Braga

Sé de Braga


Paço dos Duques - Guimarães



Miguel Duarte
Lisboa

BlogMinho disse...

Caros amigos,

Oprtunamente efectuaremos a votação online. Estamos a desenvolver as ferramentas para tal.

Atenciosamente,
BlogMinho

Pedro Leite Ribeiro disse...

De repente, noto a falta (grave) da Igreja de S. Frutuoso de Montélios. Planta visigoda, decoração visigoda e moçárabe, tríplice arco de influência bizantina. Uma jóia que muito bem poderia ser Património Mundial da Humanidade.
Escrevendo isto, lembrei-me de uns kitches interessantíssimos: a sala egípcia da antiga Associação Comercial de Braga, em risco de criminosa demolição, e o Palácio da D. Chica em Palmeira. O Estádio 1.º de Maio. Mosteiros de Tibães, Santa Maria de Bouro e Rendufe. Torres de Vasconcelos e Ornelas (Amares). A Geira, o maior troço de via romana do Ocidente Europeu.
Retiraria o Sameiro, flagrante monumento ao mau gosto.

Pedro Leite Ribeiro disse...

Mais umas maravilhas minhotas:
Os espigueiros do Soajo; o Castelo do Lindoso; Castelo de Castro Laboreiro; o Santuário de Arte Rupestre do Gião (um cromeleque quase completamente desconhecido).

Pedro Leite Ribeiro disse...

E ainda, as belíssimas igrejas românicas de Bravães e de Sanfins de Friestas. A Matriz de Ponte de Lima. A Igreja da Oliveira em Guimarães. A Igreja da Misericórdia em Viana do Castelo. O castelo e a antiga Câmara Municipal desta cidade.
E que tal se, em vez de se elegerem 7 maravilhas (porquê este número?), se elegessem "As 1001 Maravilhas do Minho"? 1001, tal como nas "1001 noites", é um número vago, que sugere apenas uma grande quantidade. Eleger 7 de entre muitas, é desvalorizar injustamente as outras.

Márcio disse...

Caríssimo Sr. José Ribeiro,
Já agora também não quer colocar o nome das ruas da sua freguesia??? Ah, e não se esqueça de colocar a negrito o nome da sua, antes que se coloquem todas para votação menos a sua...
:)

Pedro Leite Ribeiro disse...

Excelentíssimo Senhor Márcio.
Parece que me fiz entender bem. O problema deste tipo de "eleições" de um determinado número de "maravilhas", é a exclusão de outras que o não são menos. Tratando-se de uma eleição democrática, não se rege pelo conhecimento técnico, próprio dos especialistas, mas pelo bairrismo de quem elege. Graças a si, vejo que passei a mensagem de que este tipo de acontecimentos é um perfeito disparate. Obrigado e um abraço!
José Pedro Ribeiro

Anónimo disse...

eu punha aí a alameda de tílias de Caldelas, de preferência a seguir ao jantar, no Outono ou Primavera

e aquele regalo de paisagem sobre a Ponte do Rio Caldo, ao Gerês, pa quem vai de Amares e de Braga ou Fafe ou Guimarães ou Lanhoso pela Cerdeirinha

nem deixaria de fora a Arcada de Braga, em dia de sol, à tarde, como à data do Enterro da Gata, com aquela maltosa atirada ao lago da praça, numa festa que eu nunca vi nas lixboas

depois, ainda, um troço de estrada, na Primavera ou Inverno de chuva, sob os carvalhos e mais árvores, pa kem vem de Guimarães pa Braga, a seguir a São Martinho de Sande

mas é claro que há mais coisas simplesmente belas, melhor que maravilhosas (que não diz nada), qual o monte do Picoto, num presépio, mesmo frente à minha casa...

amélie

Anónimo disse...

ai, e jamais esqueceria todo o monte e serra do Bom Jesus à Falperra, descendo a encosta de puro gosto, monumento inigualável, amigos, depois que vinte anos me venderam a serra de Monsanto, após o já longínquo e mais saloio de Sintra, pela colina sagrada e verdejante de Lisboa

que nada se compara a esta cordilheira de Leste a Sul de Braga, do Monte do Bom Jesus à Falperra, descendo até à Avenida Central, se não ao contrário

amélie

Márcio disse...

José Pedro Ribeiro,
mensagem recebido... e sim, vejo aceito por completo a sua opinião.
Os melhores cumprimentos...