quarta-feira, 11 de julho de 2007

Dia de S. Bento, Dia de Feriado municipal

Hoje, quarta-feira, que se dá início à maior romaria do Vale do Rio Vizela. Até domingo calcula-se que perto de 20 mil devotos de S. Bento das Peras e romeiros subam ao Santuário, grande parte na qualidade de peregrinos. O dia de maior expressão é o próximo domingo.
Para amanhã estão marcadas três missas ficando por aqui o programa religioso. Naturalmente ambas as capelas de S. Bento estarão abertas de forma a que os fiéis do santo patrono da Europa possam ali cumprir as suas promessas e pedirem novas graças. A Irmandade de S. Bento atempadamente meteu mãos à obra para que nada faltasse aos visitantes e quem já esteve nestes últimos dias no Santuário já sentiu um ambiente de festa. A capela nova está iluminada exteriormente e oferece para todo o Vale um cenário de luz muito bonito. O toldo do recinto da missa campal que o vento arrancou estava a ser reposto no sábado.
Domingo é o grande dia destacando-se a peregrinação e a missa campal. Antes disso, no sábado, a imagem de S. Bento desce à cidade em cortejo automóvel recolhendo na igreja de Tagilde até ao dia seguinte.

in DDV

Quando entramos no mês de Julho e se aproxima o dia 11, dia de S.Bento, padroeiro de Vizela, há sempre uma questão que se põe. Porque raio a Comissão Instaladora a Câmara Municipal e a Assembleia Municipal de Vizela de 2001 votaram o Dia de Feriado para 19 de Março - dia em que a Assembleia da República, em 1998 votou a elevação de Vizela a cidade e Concelho.

À uns anos atrás a CMV elaborou uma espécie de referendo à população e às instituições e o dia mais votado foi o 11 de Julho (voto popular). A CMV fez de conta.

O dia 19 de Março não é vivido nem sentido pelo povo que na generalidade visita os centros comerciais e não participa nos eventos.

Penso que se o feriado fosse no dia de S. Bento, à Romaria Religiosa juntava-se a Romaria Política.

Antes da elevação a Concelho, muitos responsáveis políticos actuais garantiram que o feriado seria a 11 de Julho, foram promessas.

Outra realidade extraordinária é que a Assembleia Municipal de 2001 - PS, PSD, CDS e MIV - votaram por unanimidade o 19 de Março!

Talvez um dia S. Bento terá como prémio, a "paragem" do Concelho de Vizela em sua Honra e dos lutadores Vizelenses.


Nota: Assumo um erro político grave, por lapso , esquecimento lamentável, não abordei esta problemática na Assembleia Municipal de Vizela a 15 de Junho. No próximo ano tem que se colocar a questão em cima da mesa.

Creio que os únicos que não gostariam da alteração da data seriam os Professores

Sem comentários: