quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Entrudo tradicional do Pai Velho

De 3 a 5 de fevereiro, Lindoso acolhe o tradicional Entrudo do Pai Velho, uma tradição ancestral que consiste basicamente num cortejo engalanado que transporta o Pai Velho pelas ruas de Lindoso. A decoração dos carros de bois que transporta e acompanha (carro da ervas) o Pai Velho é feita à base de ramagens de cedro, bucho, cameleira e mimosa. O ambiente é animado com o tradicional vira minhoto, onde os mascarados ‘giram’ ao som das concertinas. Na 3ª feira à meia-noite queima-se o Pai Velho, assim como toda a decoração vegetal dos carro de bois, sob o pranto das mulheres que usavam para este efeito trajo de luto. Esta tradição simboliza que se imola o ano velho e se celebra a chegada da Primavera rejuvenescedora, patente na expressão usada localmente: "No carro das ervas, está a chegar a Primavera; no carro do Pai Velho está a ir-se embora o Inverno".

A curiosidade que esta tradição desperta conduziu a que, actualmente, esta festa seja visitada por gentes de fora, tendo-se introduzido outras actividades paralelas aos festejos, como seja, a Feira de Produtos Locais que visa promover os produtos gastronómicos e artesanais da região.

Aproveita a ida a Lindoso e visite o seu Castelo Afonsino (classificado monumento nacional) e o extraordinário conjunto de espigueiros único no país. Na aldeia vizinha – Parada – visite também os três conjuntos destes exemplares da arquitectura popular minhota e o Poço da Gola, situado junto à ponte da Rendeira, à saída da aldeia em direcção a Ponte da Barca. Não dispense o contacto com as gentes da aldeia e se gosta de caminhar percorra o Trilho do Penedo do Encanto, um percurso de 4 km, denominado de Pequena Rota, cujo nível de dificuldade é considerado muito fácil. É um percurso histórico-cultural que percorre os caminhos medievais de Parada e onde se podem observar casas que mantêm a rústica traça do Alto Minho. No interior da floresta localiza-se um conjunto de gravuras rupestres da Idade do Bronze, trabalhadas em oito rochas, das quais se destaca o Penedo do Encanto (Para mais informações: ADERE, tel.: 258 452 450).

No decorrer deste fim-de-semana assiste-se no concelho de Ponte da Barca a outras actividades, das quais se destacam:

3 de Fevereiro - Tradicional Matança do Porco - 14.00h na Sede do G.C.R. Lavradores do Paço de Lima, Lavradas

3 de Fevereiro - Exposição “Bordados Tradicionais e Lenços de Namorados“ - 14.00h às 17.00h no Centro de Exposição e Venda de Produtos Regionais. (Exposição patente até 28 de Fevereiro)

3 de Fevereiro – primeiro evento de promoção da Gastronomia de Ponte da Barca em 2008 ‘Domingo Gastronómico’ dedicado ao Cozido à Portuguesa, a decorrer nos restaurantes aderentes.
4 de Fevereiro - Noite de Karaoke com desfile de Máscaras - 21:30h na Sede do G.C.R. Lavradores do Paço de Lima, Lavradas.

4 de Fevereiro - Baile de Carnaval – 22:00h na Praça da República, Ponte da Barca.
5 de Fevereiro - Corrida do Galo - 14.00h. na Sede do G.C.R. Lavradores do Paço de Lima, Lavradas. Programa incluindo Jogos Tradicionais e Concurso de Máscaras.

By Margarida Clemente

Sem comentários: