sábado, 13 de outubro de 2007

Serzedelo continua a mobilizar-se contra os cabos de alta tensão

Realiza-se esta noite, na Casa do Povo de Serzedelo, concelho de Guimarães, uma sessão de esclarecimento sobre as linhas de alta tensão que atravessam a localidade. A sessão surge na sequência dos últimos protestos contra a Rede Eléctrica Nacional (REN) motivados pelos alegados efeitos nocivos para a saúde da passagem das redes em zonas habitacionais.

No caso de Serzedelo, há vários meses que a população clama contra a passagem de cabos de muito alta tensão em zonas residenciais, considerando que tal facto está na base dos casos de doenças oncológicas registados nos últimos anos.

Serzedelo tem 4700 habitantes. Nos últimos 10 anos, foram detectados 80 casos de cancro. Na semana passada, o presidente da Junta de Serzedelo afirmou que "se o estudo da Delegação de Saúde concluir que existe uma relação entre a incidência de casos de cancro e a presença das redes de alta tensão, a autarquia avançará com manifestações e o recurso ao tribunal".


Fonte: Jornal de Notícias

1 comentário:

Lygi@ disse...

Acho bem que Serzedelo se mobilize, bem como as entidades competentes estudem verdadeiramente se existe correlação positiva entre os cancros diagnosticados e os cabos de alta tensão...todos saíriam a ganhar...