terça-feira, 25 de setembro de 2007

Minho e Biodiesel

Temos visto o preço do barril de petróleo constantemente a aumentar, o que não favorece ninguém, pois como já sentimos implica a subida do preço dos combustíveis. Precisamos de substituir esta necessidade de petróleo urgentemente.
Sabemos já que o biodiesel é uma alternativa que pode ser rentável para todos e por esta razão deixo aqui a minha sugestão. Se o Minho é uma região com tradição de cultivo de milho e este cereal pode ser a fonte necessária para o fabrico do biodiesel, então porque não explorarmos melhor esta produção. A região poderia resolver alguns problemas, como o aumento do desemprego devido essencialmente à crise no sector têxtil, o aumento de campos de cultivo ao abandono, a diminuição excessiva de espaços verdes e ainda o problema referido inicialmente do aumento do preço dos combustíveis. Para além destes factores positivos, existem financiamentos que podem contribuir para o sucesso desta cultura.

Os verdes solos do Minho por onde jorra a água das nascentes, ou da chuva, são ideais para esta cultura. O património que os nossos antepassados edificaram como os espigueiros e as Eiras que caracterizam as quintas do Minho, que outrora serviram de apoio à produção do milho poderiam ser reactivados e desta forma se recuperaria um património legado que na sua maioria se encontra em ruína.

Não são estas razões suficientes para pensar neste assunto…..

6 comentários:

Helena Antunes disse...

Seria também uma excelente forma de promover o desenvolvimento sutentável.

Gisela Rodrigues disse...

Era, não era.... Mas será que alguém se peocupa mesmo com o ambiente?ou é porque está na moda e dá uns votos...

Helena Antunes disse...

Gisela, o problema está sobretudo na ineficácia das autarquias no que ao ambiente e ao desenvolvimento sustentável diz respeito.
Podes ler no meu blog um texto onde falo da importância de garantirmos um desenvolvimento sustentável.

http://sociologavense.blogspot.com/2007/07/importncia-de-garantirmos-um.html

Gisela Rodrigues disse...

Helena vê o comentário que fiz no teu blog a cerca desse tema.

Vítor Pimenta disse...

Cara gisela. Não acredito que o biodiesel seja uma alternativa de futuro e só vai prolongar o suplício dos motores de combustão por mais anos. Além disso é contraproducente porque torna mais caro a comida, substituir o cultivo de cereais por "cultivo de biodiesel.

Gisela Rodrigues disse...

Sim, Vítor é verdade que torna o pão mais caro por exemplo, mas é precisamente por isso que houve recentemente um aumento do preço da farinha, devido ao excesso de procura e à falta de reservas. Agora é verdade que estão a aumentar as culturas para produção de combustíveis como o caso do colza, e em França os postos de abastecimento já fornecem este tipo de combustível. Este site descreve um pouco o assunto http://www.biodieselbr.com/noticias/biodiesel/alemaes-ja-usam-biodiesel-tirado-da-colza-15-10-04.htm