domingo, 30 de setembro de 2007

5 Projectos para Guimarães

A Câmara Municipal de Guimarães apresentou recentemente os 5 projectos emblemáticos para a cidade, futura capital Europeia da cultura, que em seguida descrevo sucintamente.

Parque de Lazer da cidade desportiva: Aumento do corredor ecológico da cidade, criação de uma ligação com carácter pedestre (ou para bicicletas) entre o Parque da cidade e a cidade desportiva, criação de um centro de sensibilização ambiental, recuperação de linhas de água e criação de um lago.

Arranjos Urbanísticos Toural - Alameda de S. Dâmaso – Rua de Sto António: O largo Toural deixa de ser transitável à superfície pelo automóvel dando prioridade ao peão. Os veículos atravessam a praça por via de túneis e é construído um parque de estacionamento subterrâneo. No Largo são retiradas todas as árvores e o pavimento é revestido com um novo material. A Alameda é também recriada restringindo o acesso ao automóvel.

Feira Semanal: Transferência da feira semanal para junto do mercado novo.

Campurbis: Projecto que visa à promoção da oferta a nível do ensino pós-graduado e à formação multidisciplinar orientada para o tecido económico-produtivo da cidade e visa ainda solucionar a necessidade de cursos de especialização tecnológica. Neste projecto, pretende-se a revitalização da zona de Couros e do seu tecido empresarial.

Antigo mercado: Reestruturação da Praça e do Mercado Municipal, no qual se pretende construir um parque de estacionamento subterrâneo e criar um espaço com actividade museológica activa apoiada em tecnologia inovadora.

As cinco obras encontram-se descritas pormenorizadamente no site da Câmara, onde pode participar com a sua opinião http://www.cm-guimaraes.pt/pageGen.asp?SYS_PAGE_ID=482881. A apresentação destes projectos será objecto de discussão pública.

9 comentários:

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Blogue interessante!
Abraço

Anónimo disse...

O resto das cidades do minho tem muito a aprender com Guimarães...

Gisela Rodrigues disse...

Obrigada J Francisco.
O seus tb me parecem interessantes

Gisela Rodrigues disse...

Não seria melhor unirmos na aprendizagem...Cada cidade, cada vila, tem algo a ensinar e estes 5 projectos não merecem uma análise mais aprofundada? Serão projectos que os vimaranenses desejam?Existe algum estudo de viabilidade para cada um?Não existem parques de estacionamento já em excesso nesta cidade?Quanto é que os projectos vão custar?O que vão fazer às árvores que existem no Largo do Toural?Enfim tantas perguntas que podem ocorrerem?

Lapa disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

NOVO BLOGUE SOBRE E PARA VIANA DO CASTELO: http://www.olhaparaviana.blogspot.com/

CONTO COM A VOSSA VISITA...

Anónimo disse...

é uma palhaçada o que querem fazer com o toural!

Anónimo disse...

Conseguem imaginar os "velhinhos" que todas as manhas preenchem o largo do toural a lerem o seu jornal num banco de perda, a caminharem por rios de paralelo sem vida?? EU NÃO..

Daniel Pereira disse...

cara amiga ana leite. percebo que é difícil nos afastarmos das imagens que mantemos dos lugares, mas relembro que o largo do toural há foi transformado diversas vezes. o projecto recentemente projectado propõem retirar a circulação automóvel, aumentando assim o espaço pedonal. Não considera esta uma grande medida para melhorar a qualidade do espaço que é considerada a porta da cidade? Não acha esta uma medida para trazer mais "velhinhos" e jovens à praça?

Aponto igualmente que o projecto não é uma ruptura total com a identidade da praça, mas sim um revistar ao seu passado (dado fundamentar as suas opções de projecto em referencias históricas).