terça-feira, 10 de julho de 2007

Turismo - Celorico de Basto



Aventure-se pelos recantos de uma Terra com história.

O concelho de Celorico de Basto pertence ao Distrito de Braga, à Comunidade Urbana do Tâmega e constituí, juntamente com os concelhos vizinhos de Mondim de Basto, Cabeceiras de Basto e Ribeira de Pena, a muita antiga e característica área conhecida por Terra de Basto. Esta zona centra-se sobre o Rio Tâmega e apresenta uma grande identidade cultural. A beleza natural de Celorico de Basto advém-lhe do vigor da paisagem e da sábia criação de muitas gerações que ao longo dos séculos foram integrando, na paisagem, robustas e simples construções graníticas.

Chegar a Celorico de Basto foi outrora uma aventura. Hoje é muito fácil e rápido aqui chegar. O centro da Vila fica a poucos minutos do IP4 em Amarante e um pouco mais do nó da A7 / IC5 na cidade de Fafe.

Visite o concelho de Celorico de Basto. Conheça os inúmeros solares e os jardins de camélias, o Castelo e Mosteiro de Arnoia, a Biblioteca Municipal Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa e os espaços verdes e ajardinados da zona ribeirinha do rio Freixieiro, as inúmeras igrejas e capelas e aprecie a nossa gastronomia local.

Seja bem vindo.

Venha daí...

in Município de Celorico de Basto




Visitar: Castelo; Casa do Campo (séc.XVII), Casa da Boa Vista (séc.XVIII), Igreja Românica. Capela de N.ª Sr.ª da Oliveira, Quinta de S. Silvestre, Capela do Monte do Viso, Ponte de Arame de Lourido, Ladário.

Festas: Festa de São Bartolomeu ou "Lavoura dos Cães" (24 de Agosto); após o recolher da procissão, surge um grupo de mascarados-farrapões, armados de paus que manejam ao jeito de quem espalha estrume. Logo atrás, vêm parelhas de cães, uma delas puxando um arado e algumas cabras. Neste antigo culto, pode ainda ver-se um simulacro de casamento, onde um padre e outros mascarados, protegem a noiva de um diabo. Estas festas terão origem na lenda da Artemisa segundo a qual, estando a deusa a tomar banho nua, terá surpreendido um pastor, de nome Acteon, que a observava escondido. Irritada com o descaramento, a deusa logo o transformou num indefeso veado, de imediato perseguido e devorado pelos seus próprios cães. Feriado Municipal: 25 de Julho. Principais festividades: S. Tiago (25 de Julho); São Pedro (29 de Junho); Sr.ª do Viso (8 de Setembro); Clamor da Roda (22 de Julho); Sr.ª da Goma (Domingo de Páscoa); Sr.ª da Oliveira (2º Domingo de Agosto); Srª de Fátima (1º Domingo de Agosto); Festa do Calvelo (3º Domingo de Agosto); Festa a Frei Bernardo (1º Domingo de Julho); Sr.ª da Rosa (Páscoa); St.ª Bárbara (2º Domingo de Agosto); S. Caetano (7 de Agosto).

Feiras: dia 27 de cada mês

Arredores: Arnóia - Castelo (em ruínas), Solar de João Pinto Ribeiro. Britelo - Casa do Prado (séc. XIX). Corgo - Casa da Igreja. Veade - Igreja matriz, Casa do Outeiro. Aldeia Típica de Barrega, Praia Fluvial de Fermil, Praia Fluvial da Vila.

Informação de Turismo: Edifício do Mercado Municipal - Av. da República. Telf. 255 320 250; Fax 255 320 259

informação retirada do Guia Repsol Portugal - 2004/2005 - pág. 139

Este post surge da grande dificuldade em encontrar informações de turismo online (nem sequer em português), sobre certas terras portuguesas. O turismo é um bem precioso e se não formos nós a publicitá-lo, quem será?

Sem comentários: