quarta-feira, 18 de julho de 2007

Prémio de Arquitectura



Encaixado - literalmente, com o telhado a integrar o terreno - nos socalcos da aldeia de Brufe, em Terras de Bouro, perto da barragem de Vilarinho das Furnas, o restaurante "O Abocanhado" quase passa despercebido, pela harmonização entre a paisagem e a construção humana. O feito, datado de 2003 e da autoria da dupla de arquitectos portugueses António Portugal e Manuel Maria Reis, valeu-lhes [...] a medalha de prata, na terceira edição da Bienal Miami Beach 2005 - Architecture, Landscape Architecture, Interior Design, nos Estados Unidos. [...]

Nas palavras de António Portugal, a unicidade do restaurante "O Abocanhado" reside no facto de este "encaixar de uma forma muito especial no terreno, continuando nos socalcos". O arquitecto sustenta que o recurso a materiais que existem em abundância na região - como o granito, a pedra, ou a madeira - para a construção da obra acaba por fazer nascer uma relação ímpar entre "a sofisticação e a simplicidade". E remata "O restaurante tira muito partido da paisagem natural e vice-versa".

António Portugal e Manuel Maria Reis têm vindo a desenvolver trabalhos arquitectónicos conjuntos desde 1991.

Também Henrique Marques, proprietário d' "O Abocanhado", defende que desde o início da sua concepção, o restaurante previa uma componente de integração paisagística. O responsável do estabelecimento acredita que a própria aldeia de Brufe, classificada em termos do Plano Director Municipal (PDM) como uma aldeia com interesse turístico, ganhou outra visibilidade com o projecto.

A Bienal Miami Beach 2005 - Architecture, Landscape Architecture, Interior Design é um evento organizado pelo Instituto Americano de Arquitectos (AIA), pela Sociedade Americana de Arquitectos Paisagistas e pela Federação Pan-Americana de Associações de Arquitectos (PAFAA), e congrega arquitectos e designers de todo o Mundo.
in JN

1 comentário:

Tiago Laranjeiro disse...

Um excelente restaurante! Comida fantástica!