quinta-feira, 12 de julho de 2007

Inauguração da Ponte de Fão - Esposende

Após ter sido encerrada para obras de reabilitação estrutural durante 16 meses, a centenária ponte de Fão, reabriu ao trânsito esta quarta-feira. A ponte que muitos consideram ser obra de Gustave Eiffel (e confere-lhe prestígio) é porém um desenho de engenharia de a Abel Maria Mota, tendo os trabalhos decorrido sob orientação de um engenheiro francês de nome Reynau. Atendendo a que nessa mesma época vivia em Barcelos o célebre engenheiro Gustave Eiffel, é usual atribuir-se-lhe influência nesta construção. É o único monumento existente no concelho que pertence à arquitectura do ferro. A ponte foi inaugurada a 7 de Agosto de 1892, recebeu o nome oficial de Ponte Luís Filipe como homenagem ao príncipe herdeiro. Foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 1986.

A ponte irá manter-se interdita a pesados, excepto transportes públicos, pelo que os pesados de mercadorias continuarão a utilizar a A28. A ponte, foi fechada em Março de 2006, para substituição do tabuleiro e reforço das fundações. O prazo inicial de oito meses foi substituído por 16 meses, devido à real condição em que a ponte se encontrava, sendo só possível determinar conforme o desenrolar das intervenções.

Recorde-se que a inauguração oficial da “renovada” ponte terá lugar então na próxima segunda-feira, pelas 18h00, na presença do Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Jorge Campos.

1 comentário:

Rui Rocha disse...

Renovada ou não, não constitui alternativa à A28. Por esta ponte e pela de Viana: NAO as portangens na A28..