sábado, 7 de fevereiro de 2009

Têxteis inteligentes

A crise já é assunto mais que gasto e precisamos de notícias encorajadoras para a enfrentar e esta parece-me que é uma delas.
A Associação Têxtil e Vestuário de Portugal esteve na Alemanha a mostrar os "têxteis inteligentes", que podem ser coletes que monitorizam o batimento cardíaco, fatos de isolamento térmico, malhas repelentes de água e de mosquitos, fios termor-reguladores e antibacterianos...
No Minho existem várias empresas ligadas a este sector que se diz em profunda crise, bem antes de se falar da recessão económica, talvez esta variante da têxtil seja uma boa aposta! Para que esta aposta seja bem fundamental a Universidade do Minho tem desenvolvido vários estudos nomeadamente sobre novos materiais (vejam os links).
Se é verdade que a industria Indiana e Chinesa produzem a custos menores também é verdade que a nossa têxtil tem uma longa experiência e que consequentemente produz com melhor qualidade. Sei ainda por parte de alguns empresários do sector que os clientes destas empresas voltaram a comprar o "made in Portugal" após ter experimentado o "made in Oriente" porque ficaram decepcionados com a qualidade (ou melhor prejudicados em termos económicos).
Gostaria de deixar ainda uma sugestão para quem viaja, procure as lojas de vestuário e sapatos e vejam as etiquetas!! Muitas têm o "made in Portugal" e nas melhores lojas lá de fora!!!

Sem comentários: