terça-feira, 6 de janeiro de 2009

5 Projectos para Guimarães

Os 5 projectos apresentados pela Câmara Municipal em Setembro de 2007, a saber : o Parque de Lazer da cidade desportiva, os Arranjos Urbanísticos Toural - Alameda de S. Dâmaso – Rua de Sto António, Feira Semanal, Campurbis e o Antigo mercado foram temas de vários debates abertos ao público durante alguns meses durante os quais várias foram as opiniões expressas. Um dos temas mais polémico, foi sem duvido o arranjo do Toural devido à intervenção profunda na praça tão emblemática para a cidade histórica. Relembro que se propunha a pedonalização do Toural, a construção de um parque de estacionamento e de passagens rodoviárias subterrâneas, o arranque das árvores da praça e a substituição da calçada à Portuguesa por um lajeado em granito moderno. Recentemente, foi publicado a notícia de que o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico - IGESPAR, deu parecer desfavorável ao projecto pelo facto deste, alterar em demasia um espaço classificado pela UNESCO. Este organismo também não aprovou o parque de estacionamento previsto para o lugar da antiga feira, espaço no qual se previa ainda a construção da casa da memória.
O projecto da Veiga de Creixomil (cidade desportiva) foi reprovado pelo Ministério do Ambiente.

Deste modo, estes 5 projectos apresentados para a promoção da cidade durante a Capital Europeia da Cultura em 2012 ficam comprometidos embora o Presidente da Câmara tenha dito que ainda não abandonou totalmente a ideia. Esperemos então que as novas propostas sejam mais conservadoras e menos dispendiosas, 2 parques de estacionamento próximos do centro, onde já existem 5 (nas Hortas, no Tribunal, no São Francisco, no Triangulo e no estádio) não parecem rentáveis fora de um evento com grande afluência de público. Para além disso, ninguém pensou que um instituto como o IGESPAR não iria vetar um projecto que alterasse as características de um espaço classificado? Parece-me bastante óbvio! Assim, leva-me a crer que a consulta ao público durante os debates criados na altura apenas foram para promover os projectos e não com a intenção de recolher ideias! Outra questão é, porque nessa mesma altura foi extinto o gabinete de apoio técnico local – GTL, a funcionar desde 1985 "ao comando" da Arquitecta Alexandra Gesta, cuja tarefa era promover o património do concelho e preservar a classificação e nenhuma das propostas foi elaborada, proposta ou defendida por este gabinete.

2 comentários:

Anónimo disse...

Duas correcções importantes:

1.O GTL não foi extinto, funciona agora na sede da Câmara Municipal embora não seja dirigido pela Arquitecta Alexandra Gesta (não Giesta...).

2.O único projecto dos 5 que é de louvar -que é o Camp_Urbis- está neste momento em curso e encaminhado e tem intervenção directa do GTL em todos os aspectos. O Museu Ciência Viva está em finalização.

Felizmente foram chumbados os projectos que não tinham razão de ser, embora a minha opinião pessoal é que o Toural deveria de facto ser redesenhado (por oposição e desfigurado e esventrado).

A Feira Semanal não traz prejuízos de maior na sua forma e local actuais e a substituição proposta também não traz mais valias (mantém-se o problema do estacionamento). Isto não quer dizer que não possa sofrer alterações- não foi para isto que se criou o Parque das Hortas?

Está na altura dos Vimaranenses dizerem que projectos querem para Guimarães...

Gisela Rodrigues disse...

Primeiro agradeço a correcção.
É verdade que o GTL não foi extinto mas deixou de ter autonomia o que pode ser similar.
Em relação ao seu comentário, quando diz que está na altura dos Vimaranenses dizerem o que querem para Guimarães, está a referir-se ao concelho? E está a sugerir ainda um referendo ou simplesmente uma recolha de opiniões?