terça-feira, 17 de junho de 2008

24 de Junho

Em Guimarães, o feriado municipal acontece a 24 de Junho, não por honra ao São João como acontece em Braga, mas sim pela comemoração da Batalha de São Mamede.
Em 24 de Junho de 1128, as tropas de D. Afonso Henriques venceram as de sua mãe, D. Teresa e do Conde Galego Fernão Peres de Trava que tentavam apoderar do Condado Portucalense. Desta forma o condado Portucalense tornava-se independente.
A Câmara Municipal organiza todos os anos as comemorações relativas a esse dia, na maioria são realizadas inaugurações e condecorações. Pena que um dia tão importante para a história do País passe tão despercebido pela maioria das pessoas. Porque não organizar uma simulação da batalha nessa época?

7 comentários:

Anónimo disse...

Condado DE Portucalense?!?!?! se bem me conheces, começo já aqui uma batalha de gramática!! toca a corrigir isso, Dona Gi. Quanto à simulação da dita batalha histórica, espera pelo 31 de julho em paredes de coura :p

Filipa
p.s. Tou com «a senhora», daí a dureza do comentário. Amanhã estou mais meiguinha :)

Anónimo disse...

A Batalha de S. Mamede é sempre que o Homem quiser :)



ass. FILIPA
p.s.afinal não sou assim tão anónima.

Anónimo disse...

Eh pá, curto mesmo o teste oftálmico-visual LOL para publicar os comentários!

p.s. pois, sou eu outra vez.

Gisela Rodrigues disse...

Pronto, já corrigi desculpa.

Nuno disse...

Eu cá assisto á batalha de S.Mamede atrás da PSP sempre que há um Vitória-S Braga

Pedro Morgado disse...

É um dia importante para a fundação do país. No entanto há dias e locais mais importantes e sucessivamente apagados do calendário das memórias... Somos assim em Portugal!

Gisela Rodrigues disse...

Infelizmente....