quinta-feira, 1 de maio de 2008

Comunidades intermunicipais e provincianismos

O distrito de Viana do Castelo como é do conhecimento de todos está dividida em duas comunidades intermunicipais, a Valimar e a Comunidade intermunicipal do Vale do Minho.
Com uma divisão um pouco esquisita, estas duas comunidades lá se foram aguentando e fazendo bons trabalhos.
Recentemente, e tal como vinha sendo anunciado, a fusão está cada vez mais perto, eis que o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Defensor Moura, ameaça retirar o seu (meu) concelho desta comunidade uma vez que não admite que sejam concelhos "mais pequenos a mandar".
Parece-me que Defensor Moura está a ser provinciano e que as suas divergências com Rui Solheiro (presidente da câmara de Melgaço) tem alguma influencia neste caso.

Por outro lado o PSD-Viana, já veio criticar a decisão de Moura, como não podia deixar de ser. Não sei se eles se recordam, mas eu ainda tenho na memória os slogans do PSD na ultima campanha eleitoral das autárquicas: Viana capital de distrito. Para não falar do resto da mensagem onde criticavam o facto de a sede da Valimar ser em Ponte de Lima.

Aqui temos um exemplo de que o centralismo é muito passível de ser criticado, mas quem abre mão do seu?

O presidente da câmara de VNCerveira disse recentemente que em Viana falta liderança. Eu acrescento que falta também oposição.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não tenham dúvidas os VIANENSES estão com o Presidente da Câmara.
O Gabinete Cidade é disso um exemplo. Estão lá elementos de todos os partidos incluíndo PSD e a votação foi unânime.

A Associação de Municipios do Vale do Minho aparece depois da Valimar. Quem dividiu? Quanto à liderança de Viana do Castelo. Pela primeira vez temos alguêm com uma visão clara do que se quer para este Concelho. Digam-me um outro Concelho do País onde fosse elaborado um Plano Estratégico com a dimensão do de Viana do Castelo. Está lá quase tudo. E para quem não sabe ou não se recorde o 1º Polis do País e o maior é o de Viana do Castelo. Sabem porquê? Porque quando o Programa Polis nasce o único plano que existia em Portugal com dimensão era o de Viana, inclusivé a maqueta que serviu de modelo era a nossa.
O desenvolvimento deste Concelho é impressionante. E não se trata de construção de prédios e mais prédios. Para quem não sabe é aqui que está a ser construído o MAIOR CLUSTER DA EUROPA das eólicas a quem Carlos Pimenta (insuspeito é do PSP) chamou a AUTOEUROPA DO VENTO.