quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Projecto Comum

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Braga, reuniu hoje os presidentes dos Executivos Municpais de Braga, Barcelos, Guimarães e Famalicão para apresentar um projecto comum, cujo objectivo é " a promoção e a formulação de estratégias de cooperação e a constituição de redes com massa crítica suficiente para atrair e desenvolver novas funções urbanas e actividades inovadoras, assim estimulando a cooperação urbana em rede" (Fonte: Canal informativo do Município de Braga). Este projecto é ainda um meio destes municípios reunirem planos estratégicos que possam enquadrar no novo qren para o período de 2007/2013, angariando desta forma incentivos financeiros que poderão contribuir para o desenvolvimento desta Metrópolis Minhota.
Esta ideia de união não é novidade, incluive alguns planeadores como o Prof. Costa Lobo, têm já porcurado uma designação para esta "rede de cidades", cujas caraterísticas individuais são muito semelhantes, tanto na paisagem, na cultura, na demografia e principalmente na economia e por estas razões devem "aproveitarem as suas vantagens e associarem-se" tal como aconteceu com a região Holandesa designada por Randstad.
Cada uma das cidades Minhotas deste empreedimento poderá ser beneficiada se este projecto comum for implementado e desenvolvido com sucesso. Talvez cada um de nós possa participar?!......Ou talvez ainda os restantes municípios do Minho se sintam incentivados para um projecto comum?!...Não será este um projecto benéfico para todos?!

3 comentários:

Samuel Silva disse...

Os bloggers de Guimarães vão encontrar-se para discutir os cinco projectos para a cidade apresentados em finais de Setembro pela autarquia. Entendemos que este debate deve ser tanto mais alargado quanto possível. E a blogosfera é um instrumento importante desse processo – pela facilidade de acesso e divulgação de informações e opiniões.
O encontro informal de bloggers tem lugar no próximo dia 1 de Dezembro, sábado, às 21h30, na Casa Medieval da Praça de S.Tiago, sede do Gabinete de Imprensa de Guimarães.

Para o debate estão convidados todos todos quantos constituem a comunidade blogger vimaranense.

Mais informações nos blogues:
matermatuta.blogspot.com
colinasagrada.blogspot.com
zineocio.blogspot.com

Gisela Rodrigues disse...

Ok. Está anotado.

DAVIDE MIRANDA disse...

Bons temas, boa apresentação, boas questões que estão a ser levantadas.

Bom blogue.
Continuem o bom trabalho.