sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Viana do Castelo: palco de tradições

Viana acorda mais bela do que nunca!


Romaria Srª D'Agonia - 17-18-19-20 de Agosto
O património cultural popular de Viana do Castelo torna esta bela cidade num centro de tradições e memórias que o tempo soube preservar e aprimorar. Por estes dias quentes de Agosto, Viana acorda mais bela do que nunca, mais iluminada, mais perfumada e mais doce, para receber com todo o seu esplendor os dias de romaria. Eternamente menina e eternamente princesa, a cidade nortenha que mistura os azuis do mar e do rio com o verde do monte que a envolve, prepara-se para viver uma enchente de cor e luz que traz à cena vários rituais e tradições que jamais foram apagados pelo tempo. A Imagem de Nossa Senhora da Agonia, em tempos Senhora da Soledade, veste-se de gala para receber uma vasta multidão que procura envolver-se e mergulhar num clima onde o sagrado e o profano se misturam como faces da mesma moeda.
Falar das festas de Viana é falar do colorido, da alegria, dos sons e dos aromas que compõem toda a variedade etno-folclórica desta região. É impossível passar despercebido ao olhar de todo o colorido dos trajes, a originalidade do artesanato, a alegria que emana do folclore e a imponência do ouro que embeleza e ornamenta todos os trajes. Detentora do estatuto de Romaria das Romarias, estas festas são porta bandeira das tradições minhotas e da enorme ligação da cidade de Viana do Castelo ao mar. Tudo começa com a primeira alvorada onde se ouvem os sons dos Zés P`reiras e das Bandas de Músicas a ecoar na Praça da República, que fica ainda mais alegre com as danças características dos Gigantones e Cabeçudos. Durante os quatro dias de festa são vários os momentos que animam a cidade e fazem juntar verdadeiras multidões pelas principais ruas deste município aquando da procissão solene, do cortejo etnográfico e da procissão ao mar. Esta última procissão tão ligada às crenças e às vivências das gentes do mar é um dos momentos mais emblemáticos e emocionantes destas festas. As ruas da ribeira são engalanadas por bonitos e coloridos tapetes de flores que são obra dos moradores da zona. Um momento alto é sem dúvida a passagem dos andores participantes na procissão ao mar (Nossa Senhora d`Agonia, Senhora dos Mares e S. Pedro) pelas ruas da ribeira. Passam os andores num passo lento, apoiados nos ombros dos homens que demonstram dessa forma a sua fé, tocam a compasso os músicos e vemos do céu caírem pétalas de flores sobre o rosto das sagradas imagens que passam pelas ruas como que para abençoar a imensa moldura humana que para elas olham.
Se os dias são marcados pelos desfiles e cortejos e procissões as noites são marcadas pelas luzes intensas do fogo de artifício e pelo seu som estridente que ecoa por toda a cidade. Sem dúvida que a Serenata no Rio Lima é um momento de eterna magia onde todos os olhares se direccionam para o céu e esperam todos os anos ser surpreendidos pelo espectáculo de luz e de cor. O rio espelha as formas cada ano mais complexas do fogo de artifício e torna-se testemunha privilegiada de todo espectáculo, tendo ao longo das suas margens milhares de espectadores fascinados.
O colorido de todos estes momentos é de tal forma inesquecível que para os filhos da terra fica a certeza do orgulho e da importância que a história da cidade e das suas raízes tem dentro de cada um de nós. Para os visitantes resta a vontade e o desejo de voltar novamente a viver estes longos e mágicos dias de profunda e enraizada tradição Minhota. Terminam as festas e começa a saudade!

Texto elaborado por Sandra Cunha de Viana do Castelo

5 comentários:

Helena Antunes disse...

Quero agradecer, aqui, publicamente à minha amiga Sandra que muito calorosamente aceitou o meu pedido para escrever este texto onde nos retrata os acontecimentos das tradicionais festas da sua tua terra: Viana do Castelo.

Anónimo disse...

Que este texto sirva de convite a todos aqueles que queiram por estes dias viver a romaria de Viana do Castelo!!!!
Já agora para a minha amiga helena deixo um beijo muito grande!!!!Obrigada pelo convite

Pedro Morgado disse...

Parabéns pelos texto! E sê bem vinda!

Rui Rocha disse...

como vianense, e estreante nest blog, deixo o convite a todos para aparecerem cá em Viana do Castelo durante este fim de semana: Vale a pena..

v disse...

Extenso mas vale a pena os minutos perdidos! Parabéns!