Deixar o carro estacionado e andar de transporte público de passageiros é um lema usual nas metrópoles. Agora o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) pretende também incentivar os visitantes a adoptar a mesma postura aquando das visitas ao espaço, de forma a reduzir a pressão humana na área protegida. Para isso numa iniciativa conjunta com a Câmara Municipal de Terras de Bouro e a Empresa Hoteleira do Gerês, criou um serviço de transporte alternativo, que será feito por um mini-autocarro e está em funcionamento desde meados do mês de Julho, prolongando-se até ao próximo dia 15 de Setembro.
"A intenção é reduzir a pressão humana na Mata da Albergaria - um dos mais importantes bosques do PNPG - que se faz sentir principalmente no período de Verão, provocada essencialmente pelo excesso de circulação de veículos motorizados", referiu o Director do Departamento de Gestão das Áreas Classificadas do Norte, Henrique Miguel Pereira.
Desta forma, espera-se "contribuir para um uso social e recreativo da Mata da Albergaria mais consentâneo com a sua preservação", revelou, ainda, Henrique Miguel Pereira, salientando que "a reacção à implementação deste sistema de transportes alternativos, principalmente dos empresários turísticos deste território, tem sido muito positiva".
O novo serviço irá "permitir aos turistas que não venham munidos de meio de transporte individual conhecer e usufruir do Gerês, principalmente da Mata da Albergaria. A medida irá promover o aumento do tempo de permanência destes na estância termal e diminuir a circulação automóvel no vale do Gerês o que promove de alguma forma o aumento da qualidade da visita".
O circuito inteiro no Vale do Gerês que inclui os principais pontos de paragem como o Gerês, São Bento, Covide, Campo do Gerês, Portela do Homem e Leonte, é efectuado durante a semana. Com uma extensão aproximada de 40 quilómetros, prevê a realização de quatro horários diários. Por seu turno, ao fim-de-semana, realiza-se apenas o circuito Gerês, Leonte e Portela do Homem e vice-versa com uma extensão aproximada de 13 quilómetros e com seis horários diários.
in JN
domingo, 29 de julho de 2007
Transportes alternativos no PNPG
Escito por Francisco Rodrigues às 13:10
Categoria: Ambiente, Transportes e Comunicações
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário